Jann Souza
Jann Souza é uma artista preta, cantora solo, compositora, musicista e intérprete da MPB, que tem o ukulele como parceiro para acompanhar suas canções e o Footdrum (bateria) que toca, trazendo sua musicalidade própria. Com suas músicas autorais e suas versões covers tem feito o seu espaço no cenário musical de Salvador.
Durante seus shows a artista se apresenta cantando e tocando dois instrumentos ao mesmo tempo, entretanto, é autodidata em outros instrumentos (violão, guitarra, percussão, pandeiro), cantora e compositora, tem aproximadamente 30 canções autorais em seu repertório.
Em 2017 lançou seu primeiro EP com três faixas e uma faixa bônus, entre elas a música de trabalho “Passarinho”, o álbum obteve 40.818 streamings no Spotify. Em 2020 e 2021 respectivamente os singles - Tudo Odara, Passarinho e Moça em versões remix.
Em 2022 lançou o segundo EP - Poder Ancestral contendo 5 faixas que falam sobre amor e ancestralidade. Em 2021 venceu o Festival FACOMSOM em primeiro lugar com 79,90% dos votos do público.
“A história das minhas músicas autorais mexe muito comigo, pois busquei dar um novo sentindo as dores que o racismo me causou e transformei essa experiência em música. Foi como romper barreiras e me reafirmar colocando trabalhos criativos no mundo e ressignificando experiências negativas com excelência. Não canto somente sobre as dores de uma mulher preta, canto sobre amor com leveza, canto o legado poderoso que minhas ancestrais me deixou”